Criar hábitos não é uma tarefa fácil de se cumprir!
E aquela história dos 21 dias depende muito de diversos fatores para realmente acontecer. Hábitos são criados através de repetições e muita disciplina. Não podendo esquecer, é claro, da força de vontade.
Então, abaixo vou deixar 3 hábitos que foram fundamentais para mudar a minha mente:
1- Meditar
Eu não sabia qual era o poder da meditação sobre a mente humana. E, a verdade, é que eu não acreditava que ficar alguns minutos respirando faria alguma diferença na minha vida. A partir do momento que comecei a praticar meditação, entendei que todo o conceito que havia criado sobre, estava errado. Eu pensava que eu precisava esvaziar a minha mente por 5, 10, 15 minutos. E isso era impossível! Tentava pensar no vazio ou em alguma cor e quanto mais eu pensava em não pensar, mais eu pensava.
Mas a partir do momento que comecei a pesquisar mais sobre meditação e praticar meditação guiada através de apps, mais eu consegui compreender o princípio da meditação. E, hoje eu recomendo que você medite pelo menos 2 vezes ao dia. Uma vez logo após acordar e antes de dormir, para refletir sobre como foi o seu dia.
2- Praticar Yoga
Eu cresci fazendo exercícios físicos, então a yoga não seria algo complexo para mim. Porém, a minha conexão foi tanta com a prática, que eu resolvi entender mais sobre. E descobri que a yoga é muito mais do que uma simples prática de exercício, é uma forma de se conectar com o seu eu interior, com o todo, a natureza, o universo, enfim… O que fez muito sentido para mim, pois eu estava começando o meu caminho para o autoconhecimento.
Eu comecei praticando 3 vezes por semana em casa mesmo, também através de um app de celular. Depois comecei a entender que os meus dias eram muitos mais produtivos quando eu praticava meus 20 minutinhos de yoga e comecei a fazer todos os dias.
3- Agradecer todos os dias
Independente da sua crença ou religião, agradecer é um processo muito mais interno do que externo. É muito sobre se aceitar no momento e com as circunstâncias que vive. Isso não quer dizer se acomodar! É mais sobre quem você é, suas conquistas até aqui, a saúde que você possui, o alimento em sua mesa, pessoas que estão em sua vida ou como a cama que você dorme ou o teto que te esconde da chuva.
É sobre as coisas mais comuns que geralmente deixamos passar porque achamos que é normal e vai estar ali todos os dias. Mas se pararmos para pensar que parte da população mundial não possui todos esses “privilégios”, começamos a enxergar tudo por um outro ângulo.
Esses 3 hábitos mudaram a minha forma de olhar para a vida. Me fizeram evoluir como ser humano, me ajudaram a pensar mais no próximo e que não temos tempo para ficar pensando muito no passado ou no futuro. Precisamos viver o agora e dar um passo de cada vez.
Sem comentários! Seja o primeiro.